O jiu jitsu é uma das artes marciais mais praticadas no mundo. Seus adeptos o enxergam não apenas como esporte ou defesa pessoal, mas como uma filosofia de vida, porque além do corpo, eles exercitam a mente. Idealizada por Marcelo Alonso e dirigida por Bruno Duarte, a série ‘Dos Samurais Ao MMA‘, uma co-produção do Combate com a Ciranda Filmes, conta em cinco episódios a origem de tudo isso. Desde os Samurais no Japão feudal, passando por Jigoro Kano, Mitsuyo Maeda e os irmãos Carlos e Hélio Gracie, até os principais capítulos que levaram a criação do UFC, ADCC e a explosão mundial do jiu-jitsu esportivo. Semanalmente o fã de lutas embarca em um novo capítulo, recheado de histórias emocionantes e informações atualizadas sobre o legado das lutas. O episódio de estreia vai ao ar nesta segunda-feira, dia 21, às 19h30, no Combate.
+ São Paulo x Flamengo estão na final da Copa do Brasil; confira as datas dos jogos
Para reconstituir essa saga foram necessários registros históricos de jornais, fotos e vídeos do desenvolvimento marcial; além dos pesquisadores especializados em artes marciais, jornalistas esportivos e lutadores renomados que se uniram, trazendo diferentes perspectivas e conhecimentos inéditos sobre a origem e a evolução do jiu jitsu, responsável por gerar um dos maiores fenômenos esportivos da atualidade: as artes marciais mistas.
O episódio de estreia mostra as três eras dos Samurais (Sengoku, Tokugawa e Meiji); a importância de Jigoro Kano, e do desconhecido Mataemon Tanabe na evolução do judô e jiu-jitsu; além dos desafios de Conde Koma pelo mundo até se instalar em Belém, onde conheceu Carlos Gracie. Na sequência, o segundo episódio narra a chegada dos irmãos Gracie ao Rio de Janeiro e a abertura da primeira academia. Relembra ainda a briga que culminou na prisão deles e, posteriormente, na absolvição pelo então presidente Getúlio Vargas. O episódio termina com a histórica luta de 3h45 entre Hélio Gracie e seu aluno Waldemar Santana.
O terceiro episódio mostra como a geração dos anos 60 possuía ídolos oriundos de dois programas que já mostravam desafios de “Vale Tudo” ao vivo: o ‘Heróis do Ringue’ no Rio de Janeiro; e o ‘Ring Torres’ no Nordeste; e a chegada de Rolls Gracie, considerado o membro da família que revolucionou o jiu jitsu. O penúltimo capítulo foca na saga de Rorion Gracie e a fundação do UFC e do Pride. A série encerra mostrando a explosão do jiu jitsu e do grappling, a partir das histórias de Yuki Nakai e Tahnoon Byn Zayed; e o gigantismo atual do MMA.
Dos Samurais ao MMA – sempre às segundas-feiras no Combate:
21/8 – 19h30 – Episódio 1
28/8 – 19h – Episódio 2
04/9 – 19h30 – Episódio 3
11/9 – 19h30 – Episódio 4
18/9 – 19h30 – Episódio 5
Flamengo x Athletico-PR, e Inter x São Paulo abrem a rodada. Premiere exibe clássico carioca…
Equipe brasileira encara os colombianos do Deportivo Pereira (COL) podendo até perder por três gols…
Quatro equipes paulistas se enfrentam nos duelos de ida desta fase de mata-mata: Santos x…
Uma aventura pelo mundo dos cães selvagens
Equipe paulista vai até a Colômbia para encarar o Deportivo Pereira, time que disputa a…
Confira a lista com as campeãs da Copa do Mundo Feminina
Esse site utiliza cookies Leia mais.